Origem

"EGRÉGORA", ou 'EGRÉGORO" para outros, ( do grego "EGRÉGORIEN",  Vigiar, Velar), é como se denomina a entidade criadaa partir do coletivo pertencente a uma assembléia.
  Segundo as doutrinas que aceitam a existência  de egrégoros, estes estão presentes em todas as coletividades, sejam as mais simples associações ou mesmo nas assembléias religiosas, geradas pelo somatório de energias físicas, emocionais e mentais de duas ou mais pessoas, quando se reunem  com qualquer finalidadee, por  consequinte, o nome  se adapta ao propósito de  nosso trabalho: estar em contato com o outro, física e emocionalmente, procurando dar, entregar e velar pelo bem comum, transmitindo-lhes  o autoconhecimento através de ações diretas e seguras, assegurando-lhes o lívre arbítrio.
 
Assim, todos os agrupamentos humanos possuem seus "egrégoros"característicos: as empresas, clubes, igrejas, famílias, partidos políticos, etc., onde a energia dos indivíduos  se unem formando uma entidade (espírito) autônomo e mais poderoso ( o egrégoro), capaz de realizar no mundo visível  as suas  aspirações transmitidas ao mundo invisível pela coletividade geradora.  Em miúdos, um egrégoro participa ativamente de qualquer  meio físico ou abstrato.
 
Quando a energia é deliberadamente gerada, ela forma um padrão,  ou seja, tem a tendência de se manter  como está e de INFLUENCIAR  o meio ao seu redor.  No mais, os egregóros são ESFERAS ( concentrações) de energia  comum.  Quando  várias pessoas  tem um mesmo objetivo comum,  sua energia  se agrupa e se CONCENTRA num egrégoro.  Esse é um conceito Místico/Filosófico, com vínculos  muito próximos à teoria das formas-pensamento, onde
todo o pensamento e energia gerada tem existência, podendo circular livremente pelo cosmo.
 
Podemos exemplificar  o egrégoro analisando  um hospital.  O principal  objetivo dos que ali estão é promover  a cura (independente de um êxito ou não), ou serem curados, portanto,  um hospital carrega  consigo  um "egrégoro" que busca a cura !
E onde está o "egrégoro" ?
Ele está presente no chão, nas  paredes, no nome, RECEBENDO e  INFLUENCIANDO o  espírito dos  frequentadores do hospital, dos  funcionários, dos pacientes e visitantes. Portanto,  muitas mentes voltadas para um único objetivo, eís  a concentração de energia.
 
Da mesma maneira, uma missa, uma Sessão, um encontro de algumas pessoas ( ou muitas ) voltadas  para  promover um mesmo fim, ou seja, a cura de alguém, o fim de um problema - amoroso ou profissional -, ou mesmo até a superação  de uma perda, tem um grande poder de  formação de EGRÉGOROS" !
 
Podemos, então dizer que toda a reunião de pessoas para a prática do Bem e da Virtude (independente da linha espiritual ), forma uma egrégora específica, uma verdadeira  entidade  coletiva luminosa, à qual se agregam  várias consciências extrafísicas alinhadas  com aquela  sintonia espiritual para um trabalho interdimensional.
 
Provávelmente foi por isso que Jesus ensinou: .." Onde houver dois ou mais..em meu nome..Eu estarei .."