Sobre Nós


O desenvolvimento do  trabalho Esotérico/Místico, nasceu a partir de  março de 1991, por iniciativa de  Paulo Storniolo, que partindo de Porto Alegre (RS), alcançou sucesso em diversas cidade e regiões do país e, inclusive  no exterior, principálmente Uruguay e Chile.

 
Originalmente criou e exerceu suas atividades como tarólogo e quirólogo (Leitura de maõs) no Grupo Místico Fernão capelo Gaivota.
 
Mais tarde, ampliou suas atividades e fundou o Grupo Místico Camino de Santiago, face ao novo rumo de seu  aprendizado, pois  empreendeu e realizou a peregrinação, a pé, até Santiago de Compostela ( Espanha) - percorrendo por tres vezes o trajeto desde a França, totalizando aproximadamente  830 km.
 
Voltando ao Brasil, após suas peregrinações, ( 1998 - 2000 e 2002 ) incorporou  novas idéias, acrescentando, além do lado místico que seu trabalho oferecia, também o aspecto cultural, religioso e filosófico do fantástico Caminho de Santiago
 
Presentemente, com a experiência e conhecimento  que o tema exige e, principalmente a responsabilidade pelas informações oferecidas ao seus clientes, reuniu todos estes aspectos  para formar a EGRÉGORA MÍSTICA, cuja preocupação  é formar uma entidade  coletiva luminosa, onde oferece através de seus trabalhos, uma visão criativa a fim de possibilitar  a busca e a realização  pessoal, mas respeitando sempre o livre arbítrio de cada um.
 
- PAULO STORNIOLO, fundador e coordenador   do Grupo Místico Fernão Capelo Gaivota, Grupo Místico Camino de Santiago e Egrégora Mística.
- Advogado
- Tarólogo
- Quirólogo
- Terapeuta e estudioso das Vivência de Vidas Passadas
- Peregrino do Caminho de Santiago de Compostela  (Espanha) - 1998 - 2000 e 2002
- Autor do documentário (DVD) .."Passos de um Peregrino", 3a. Edição
 
- EXERCEU SUAS ATIVIDADES:
1. - Shopping Praia de Belas  - Porto Alegre -
2. - Shopping Moinhos de Vento - Porto Alegre
3. - Sinos Center  Shopping - S.Leopoldo
4. - Novo Shopping - Novo Hamburgo
5. - Shopping Center Neumarkt - Blumenau/SC
6. - Camboriú Praia Shopping - Bal.Camboriú/ SC
7. - Mueller Shopping Center - Joinville/ SC
8. - Shopping Center Iguatemi - Caxias do Sul
9. - Rua da Praia Schopping - Porto Alegre
10- Rio Preto Shopping  Center - S.José do Rio Preto/ SP
11- Prudenshopping - Presidente Prudente/ SP
12- Shopping Del Sol - Puerto Montt - Chile

 

Estudos de quirologia (leitura de mãos) em Santiago do Chile.

 

Caminho de Santiago de Compostela: Minha experiência.

Em razão da  importância do "Caminho de Santiago"  em minha  vida,  gostaria  de comentar minha experiência pessoal  por aqueles lugares fantásticos da  Espanha.
Todavia, para um melhor  esclarecimento que o tema exige é  importante voltar um pouco na história a fim de dar algumas informações  sobre o "Caminho", ou   seja,  como surgiu, que representa  para  todos  nós  e sua  real  importância.

Uma  história  nos é passada:  que Thiago, irmão de São João Evangelista, é um dos 12  apóstolos  de Cristo. Portanto,  Thiago, após  a crucificação  de Jesus Cristo, saiu  em direção à Galícia, na Espanha -  naquela  época  província romana - eufórico para pregar  o cristianismo  pelo mundo.
Durante sete anos permaneceu no continente  europeu em busca, sem  sucesso, da conversão dos povos ao cristianismo e da divulgação da palavra e imagem de Jesus Cristo.  Cansado e  abatido, resolveu encerrar na Espanha sua pregação e voltar  à Palestina, levando  consigo  dois discípulos, Teodoro e  Atanásio.

Ao reinciciar seu apostolado de pregações, Thiago foi perseguido, preso e decapitado por ordem  do rei Herodes Agripa, em Cesária, no ano 44 d.C., tornando-se o primeiro apóstolo de Cristo a morrer martirizado. A tradição nos conta que seus restos mortais  foram espalhados  pelos muros da cidade, sendo resgatados depois por Tenório e Atanásio, que secretamente levaram-nos  de volta à Espanha.

Desembarcaram  na Galícia, em local  conhecido hoje por Padrón, perto do rio Ulla.
Em uma noite, cerca  de oito  séculos depois, precisamente no ano 813 d.C., um velho eremita conhecido pelo nome de Pelayo, observou luzes  que pareciam descer do céu como estrelas. Seguindo o caminho apontado pelas estrelas, o ermitão encontrou o túmulo do Apóstolo Thiago e seus  discípulos. A notícia se espalhou rápido, despertando a atenção do bispo Teodomiro de Iria Flávia, nome  antigo da cidade de Padrón.
O fato também chegou ao conhecimento a Afonso II, O Casto, rei das  Astúrias, que construiu no local uma capela de pedras e um monastério para 12  monges agostinianos, nascendo, desta forma um dos principais centras de peregrinação da cristandade. Pessoas  partiam  dos mais variados pontos da  Europa, caminhando sob a proteção militar espanhola e hospedando-se gratuitamente nos mosteiros pelos campos, caminho este que ficou conhecido como "Caminho deSantiago do Campus Stelle", ou "Campo das Estrelas". Eís, pois a origem  do termo "compostela", uma referência às luzes vistas por Pelayo, e a Via Láctea.

Feitas estás informações históricas, resta a pergunta:
- O que é o Caminho de Santiago de Compostela ?

No meu entendimento, "uma caminhada em direção ao amor e a  sabedoria  da vida em crescimento".
O ódio e o orgulho, dentre os sentimentos negativos, muitas vezes endurecem  os nossos  corações e secam nossas lágrimas, levando-nos às mais graves  derrotas.

Diria taambém   que o Caminho de Santiago não é apenas  um resto arqueológico de um esplêndido passado histórico, mas sim um caminho  de lendas e tradições, renovando  pelos passos novos  de cada  peregrino, e que revive  neste século.
Uma história que é patrimônio comum, não de toda a Europa, mas  de todos os povos, onde muitos deixam suas marcas  de sofrimento, dor ou alegria ao encontrarem seus objetivos, sejam  filosóficos ou espirituais.

Ir à  Santiago de modo tradicional, não é  simplesmente fazer  um passeio turístico e desportivo a pé, por uma rota artística em contato com a natureza. É tudo isso, e muito mais.
É uma oportunidade ímpar de encontrar-se  com as raízes  religiosas e históricas da Europa, além de "renovar um caminho de transformação interior", caminhando ao ritmo de outros séculos... É PEREGRINAR  !

Posso, afirmar ainda,  que o Caminho de Santiago de Compostela é um símbolo. É uma rota de fé. Ele é marca decisiva do cristianismo, que lhe  confere importância e originalidade. O cristianismo deve, dentro do ambiente pluralista em que vivemos, defender  os valores que se opõem  ao seu modo  de ser e agir.

O caminho é também  uma rota de  arte e de cultura, uma rota ecológica e humana, um encontro com a  superioridade, a BUSCA   DE SI MESMO , uma  peregrinação  ao morrer e ao renascer.

Confesso, sem sombras de dúvidas, que não existiram  uma experiência pessoal  no Caminho de Santiago, mas  sim incontáveis fatos que chegavam, sem pedir  licença, a minha  pessoa, impondo de forma direta comportamentos  e sensações desconhecidas e às vezes  assustadoras.

Fiz o caminho três vezes. Sempre  a pé....e na maioria dos dias caminhava sòzinho...e em grande parte do percurso com muito medo... não do desconhecido, ou da mata fechada ou mantanhas  e desertos, mas  de mim mesmo.
Entendo que percorrer por muito tempo um caminho pelo qual não conhecemos, a primeira  sensação que temos é de um abandono total, isto é, temos  a impressão de que estamos completamente desamparados no mundo. Apenas vemos a nossa  sombra escura e sem brilho aos nossos pés.
Ouvimos o canto dos pássaros...latidos de cães ao longe e nossa respiração ofegante e sem controle.
A  sensação  é estranha...o lugar é  estranho  e eu sou um estranho comigo  mesmo !

Durante minha segunda peregrinação feita no ano de 2000 ( agosto/setembro), obtive e encontrei momentos de imensa  reflexão durante o percurso.
Sou e sempre serei um homem  que pensa e que observa as coisas e, principalmente que "escuta" seu interior, a fim de  retirar conclusões a serem aplicadas mais tarde, muito embora possam ocorrer obstáculos que dificultem o "bom combate".

A minha primeira lição - que o Caminho - ofertou-me de maneira gratuíta  e dura, foi a humildade. Sim, a humildade.  Mas não se trata de uma humildade serviçal, passiva e triste, mas sim  aquela condição humana em que percebemos QUE A VIDA  É MEDIDA POR PEQUENAS COISAS, às vezes sem importância aparente, mas no fundo nos liberta para uma NOVA CONSCIÊNCIA  e apontam  para  outras  direções em que podem  estar dirigidas a uma única  pessoa, ou um grupo de pessoas ( família, amigos), uma idéia, um projeto e até mesmo uma plenitude suprema  a uma energia que pode tomar a forma  ou o nome que achar apropriado.

Vi e visitei lugares especiais....como a Cruz de Ferro onde em um momento de extrema  sensibilidade orei  por todos de minha família e deixei escorrer de meus  olhos, algumas lágrima de felicidade por estar naquele lugar...e, em silêncio, agradeci.

Finalmente, dizer que o Caminho é apenas uma etapa  de nossas vidas. É o início de novas caminhadas, uma metáfora da vida  terrena, pois  começamos por uma transformação pessoal  visível através de uma série de ritos que culminam  no momento da chegada. E  alí..... atingida a meta, eu peregrino, homem  consciente, RENASCI CONVERTIDO EM OUTRO HOMEM  !